PROMEL - PROJETOS E MONTAGENS ELÉTRICAS LTDA

PROJETO DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

Imprimir

Os projetos de eletrificação rural para o atendimento aos consumidores devem ser elaborados não apenas vislumbrando uma mera relação de serviços e materiais de cada obra, mas um “manual de instruções” sobre a construção da respectiva obra.

A filosofia dos projetos para a construção das obras deve sempre apresentar e oferecer de forma clara, objetiva e técnica soluções aos possíveis obstáculos que, eventualmente, possam vir a dificultar e/ou extirpar a construção de novas redes para o atendimento de novos consumidores, tais soluções devem estar embasadas na redução de custos e de tempo de execução.

Estes projetos elétricos, são elaborados a partir dos levantamentos topográficos, onde são levantados as variações altimetrias, acidentes geográficos, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.

Com o levantamento do relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, onde e elaborada a plantatopográfica de planialtimetria e planimétria através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer dados essenciais na elaboração dos Projetos elétricos.

Na elaboração dos projetos elétricos, deve ser observada a Segurança, a Tecnologia e a Economia.

A - Segurança: É essencial que um projeto resguarde e não coloque em risco a vida e asaúdedas pessoas que irão utiliza-lo, bem como as dacoletividadee que tambémnão impacteomeio ambiente.O projeto também deve resguardar e proteger seususuários,terceirose acoletividade,contradanos materiais, de patrimônio e ambientais.

B - Tecnologia: Um projeto deve atender e oferecer os confortos, facilidades evantagensobtidas pelo mais atual desenvolvimento tecnológico, desde quenão entre em conflitocom asegurança.

C - Economia: Um projeto deve ser de execuçãoa mais barata possível, desde quenãoentreem conflitocom asegurança (em primeiro lugar)e depois com odesenvolvimentotecnológico.